×
Siga nós

Como trabalhar a comunicação interna

13 maio, 2022

Se um dos seus objetivos é melhorar o clima organizacional e a produtividade da sua equipe, é fundamental trabalhar a comunicação interna da sua empresa. Saiba mais!

A comunicação interna é um dos principais pontos que podem ajudar tanto a rotina de trabalho quanto o planejamento estratégico e o alcance de metas de uma organização. Porém, como utilizá-la da melhor forma?

Provavelmente você já sabe que há vários canais disponíveis para facilitar a comunicação com o seu time, mas quais são as melhores alternativas para atender às atuais necessidades do seu negócio? É importante traçar objetivos e traçar os próximos passos para definir as opções ideais.

Neste artigo, você vai saber mais sobre a importância de desenvolver uma boa comunicação interna para sua empresa, além de entender como fazer isso da melhor forma. Vamos lá! 

Por que é importante trabalhar na comunicação interna da sua empresa? 

Por mais que você já consiga bons resultados com a sua equipe, é possível garantir mais benefícios por meio de uma boa comunicação interna. Isso porque ela ajuda a melhorar o clima do ambiente organizacional e, ainda, contribui no alinhamento de objetivos, propósitos e valores da empresa.

Caso você sinta que o seu time está desconectado ou perdendo o engajamento com as atividades, vale a pena investir em uma boa estratégia de comunicação interna. Quanto antes você fizer isso, melhores resultados vai garantir para o crescimento da sua organização. Confira, a seguir, os principais benefícios de fazer isso:

  • reduzir ruídos ou falhas na comunicação entre gestores e colaboradores;
  • aumentar o respeito e a transparência na comunicação entre os setores;
  • expandir a motivação e a produtividade do time;
  • melhorar o bem-estar organizacional;
  • reter talentos com mais facilidade e reduzir o turnover;
  • ampliar a sintonia entre a missão da organização e o trabalho realizado na rotina;
  • minimizar crises, preocupações, erros e prejuízos;
  • melhorar a imagem da marca.

Como melhorar a comunicação interna?

Viu só os benefícios de investir nessa área? Para conquistá-los, é recomendável seguir alguns passos. Listamos tudo o que você precisa saber para obter mais sucesso e credibilidade com a sua equipe.

Entenda o que precisa ser transformado em sua empresa

Como está a situação atual do seu negócio? Vale conferir quais pontos podem estar atrapalhando o desempenho dos colaboradores e o desenvolvimento das atividades. Ao fazer essa análise, você consegue visualizar quais devem ser os próximos passos.

Elabore planejamentos de comunicação interna

Além de investir em canais para distribuir mensagens, é necessário fazer isso de forma estratégica. Então é indicado ter um calendário de comunicação para tratar esses assuntos de forma mais eficaz a cada mês, semestre ou ano, a fim de não esquecer assuntos que precisam ser tratados.

Tenha uma comunicação objetiva, acessível e eficaz

Não adianta desenvolver uma cultura organizacional condizente com as metas da empresa se, ao tentar fortalecê-la, você não comunicar os propósitos e valores com clareza e objetividade. Para garantir que todos os colaboradores entendam o que precisa ser feito, é indicado adequar os conteúdos à linguagem de cada pessoa.

Conheça o perfil de cada colaborador

Você concorda que uma mesma mensagem pode gerar significados diferentes para cada pessoa? Por isso, é fundamental conhecer o perfil de cada profissional da sua equipe, a fim de saber como adequar a linguagem e os meios.

Reconhecida como uma ótima ferramenta para promover melhorias em toda a empresa, evitando possíveis crises e falhas, a comunicação interna deve ser trabalhada e acompanhada de forma frequente para gerar mais benefícios à sua organização.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre a importância e as formas de trabalhar a comunicação interna. Já sabe quais vão ser os seus próximos passos? 

Continue de olho em nosso blog para conferir mais conteúdos sobre empreendedorismo, gestão de negócios, marketing, vendas e tecnologia.

× Como posso te ajudar?